O ciclo de vida da cannabis

A vida da planta pode ser divida em 3 estágios principais:

Germinação:

A semente ao entrar em contato com a água é ativada. Aos poucos ela nasce, brotando do solo, e então se tornará uma pequena muda. Essa fase pode levar de 1 a 4 semanas, variando a genética e das condições de cultivo. Para saber mais, ver Semeadura e Germinação.

Crescimento vegetativo:

A fase de crescimento, que se inicia após a planta se estabelecer como adulta e iniciar o desenvolvimento explosivo de novos galhos, folhas e raízes, a qual chamamos de vegetativo. Essa fase pode ser prolongada por quanto tempo o cultivador quiser e, virtualmente, a planta de cannabis pode ser mantida viva por anos, sem que seja colocada para florir. Se a planta recebe diariamente mais do que 18 horas ininterruptas de luz com incidência direta ela jamais irá entrar em floração. Para saber mais, ver Fotoperiodismo. Durante o vegetativo a planta é bastante resistente a torções, amarras, podas, desfoliamento e, em geral, reage bem ramificando-se ainda mais com novos galhos e folhas. Porém nada em exagero, pois cada aplicação de uma dessas técnicas costuma afetar a planta e exigir da sua saúde. Devendo ser mantido um intervalo de segurança entre as aplicações. Para saber mais, ver Cuidado  no Vegetativo. Nessa fase as plantas crescem bastante rápido dependendo das condições de cultivo, em cultivos indoor elas cresceram em ritmo mais acelerado, enquanto em jardins de exterior irão manter um ritmo natural, menos acelerado.

Floração:

Na natureza, a  floração se inicia quando começa o inverno e os dias se tornam mais curto, e as noites mais longas. Em cultivos de interior as plantas entendem que devem iniciar a floração quando recebem 12hs de escuridão total e 12hs de luz, simulando o inverno de exterior na faixa do Equador, onde, apesar das noites serem mais curtas do que no verão, não são menores do que 12hs. Em cultivos de exterior em outras regiões do planeta a planta têm menos horas de exposição a luz durante os dias de inverno, tendendo a produzir menos flores e princípios ativos. A floração completa pode durar de 7 a 16 semanas, dependendo da variedade genética. Por isso as plantas são divididas entre de floração longa e de floração curta. Algumas sativas selvagens podem chegar a até 22 semanas de floração para obterem o amadurecimento completo. Para saber mais, ver Cuidados na Floração.

A floração é a etapa mais complexa da vida da planta e costumamos comparar cada dia nessa fase a 1 ano na vida dos humanos. Isso nos dá uma dimensão aproximada do quanto pode ocorrer de transformações bioquímicas durante o amadurecimento da planta em 1 dia. Por tanto, cada dia na vida da planta durante a fase de floração e amadurecimento é determinante para que a planta possa concluir todos os seus processos de forma correta e completar a biossíntese dos fitocanabinoides. Só uma planta amadurecida corretamente terá a proporção de resina e fitocanabinoides em sua produçao máxima.  

APOIO:

d0258945-7955-4cb3-b2f6-c17328750677.jpg
LogoWeb2.jpg
topo_juliana.jpg
mm_genetics_small.png

© Desde 1998 jardineiro de Maria